top of page

“ESTAMOS LOTADOS, LIGUEM PARA PREFEITURAS”, APELAM ONGS

Vídeo divulgado por protetores de animais alerta que instituições estão sem espaço e que socorro não é obrigação das entidades, e sim dos órgãos públicos

26 de fevereiro de 2023 15:00:00

Por Sabrina Pires

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Foto: reprodução / Patrícia Fittipaldi, do Santuário das Fadas, uma das participantes do vídeo

Foto: reprodução / Patrícia Fittipaldi, do Santuário das Fadas, uma das participantes do vídeo

“Todas as ONGs estão superlotadas e endividadas a mercê de fecharem suas portas.”

Os pedidos de ajuda para resgates são tantos que é difícil ver uma instituição que divulgue telefone ou endereço.


A UIPA, União Internacional Protetora dos Animais, em São Paulo precisou instalar uma câmera no portão para coibir o abandono de animais ali. Nem sempre funciona. Se a pessoa for identificada pode responder pelo crime de abandono e maus-tratos com previsão de pena de até cinco anos de detenção.


Muitas pessoas deixam os animais ali com a intenção de passar a tarefa “para quem sabe o que fazer”. Na prática, é uma transferência da responsabilidade e dos custo, sem autorização de quem arcará com isso. Além de protetores e ONGs, clínicas veterinárias também sofrem com o abandono de animais.


A tarefa não se resume a dar de comer ou achar alguém para adotar - o que já dá um trabalhão. Vermífugos, vacinas e castração compõe o pacote mínimo para que cães e gatos possam ser disponibilizado para uma família adotante.


Mas os animais que chegam, em geral, estão doentes ou machucados. Ou são idosos e ninhadas inteiras que demandam cuidados especiais. Tempo e dinheiro que as ONGs não têm.


É um trabalho longo que exige também espaço e manejo correto - animais podem brigar entre si, por exemplo. Ou necessitam de quarentena para não contaminar eventualmente animais saudáveis já presentes. Sem contar outras espécies como vacas, cavalos,bodes, porcos, aves e roedores que normalmente passarão o resto da vida sob os cuidados de Santuários.


“Nós de abrigos, protetores, ONGs, santuários não temos nenhum tipo de obrigação. Nós fazemos por amor e gastamos tudo o que tínhamos e hoje sobrevivemos apenas de doações que conseguimos através das redes sociais e, ainda assim, elas não são suficientes para a manutenção de todos os animais que nos cuidamos”, afirma uma das participantes do vídeo.


Quem já resgatou um animal e quis deixá-lo em alguma uma ONG possivelmente conheceu essa realidade. As instituições ou protetores independentes não têm espaço para novos acolhimentos. Estão endividados, sem espaço e com mais trabalho do que voluntários.


Algumas dessas instituições de juntaram para gravar um vídeo e explicar que não conseguem acolher mais animais e, ainda assim, precisam de ajuda. “Por favor, não nos liguem, nem mandem mensagem para efetuar novos resgates”, diz uma das representantes. “Liguem para a prefeitura porque essa é uma obrigação deles, não nossa”, diz Patrícia Fittipaldi, do Santuário das Fadas, do Rio de Janeiro.

Foto: reprodução Santuário das Fadas

“Nós não recebemos nenhuma verba governamental para manter isso tudo.” “Todas as ONGs estão superlotadas e endividadas a mercê de fecharem suas portas.” "Sem a ajuda de vocês e do poder público vai ser o fim das ONGs sérias de animais.” "Só um milagre para salvar os Santuários.” Essas são falas das integrantes do grupo de protetoras que fizeram a gravação e pedem ajuda financeira para arcar com despesas de animais já resgatados.


“Estamos cansadas de receber telefonemas e mensagens de pessoas que recebem a orientação da própria prefeitura para que liguem para as ONGs! Como assim? As Prefeituras pedem para a população ligar para as ONGs fazerem o trabalho que é obrigação deles e não dão nenhum tipo de ajuda para essas ONGs? Sem ajuda todos fecharemos as portas!”, diz a postagem do Santuário das Fadas. E conclui: “esses animais são vítimas de uma sociedade sem consciência e de um sistema negligente”.


O abaixo assinado conta com nove instituições. São elas: Garra Animal, Santuário das Fadas, Aufamily Abrigo, Toca do Bicho, Santuário Filhos de Santi, Ajuda Patas, Santuário Animal Sente, Abraço Animal e Mude Adote. 


Para quem quiser ajudar, cada uma delas divulga no Instagram a chave-pix para apoio.

Foto: reprodução Santuário das Fadas

Foto: reprodução Santuário das Fadas

Foto: reprodução Santuário das Fadas

Foto: reprodução Santuário das Fadas

Foto: reprodução Santuário das Fadas

Foto: reprodução Santuário das Fadas

bottom of page